Associaçao AVC de Barcelos
História
A Associação AVC teve a sua origem num trabalho pioneiro de profissionais de saúde do Hospital de Santa Maria Maior (neurologista, enfermeiros de reabilitação, assistente social e nutricionista) face à insuficiência de cuidados após a alta dos doentes com acidentes vasculares cerebrais, nomeadamente nos sectores da fisioterapia e reabilitação e dos cuidados continuados na comunidade e no domicílio. Com o apoio da Administração do Hospital, iniciou-se o Serviço Domiciliário para esses doentes, a cargo da referida equipa. Iniciaram-se sessões de esclarecimento para os doentes com acidentes vasculares cerebrais e seus familiares sobre factores de risco do AVC, prevenção primária e secundária assim como a apresentação de um vídeo elaborado no Serviço de Medicina demonstrativo dos cuidados essenciais a prestar no domicílio.
Na sequência do trabalho desenvolvido foi criada, a 16 de Julho de 1993, a Associação AVC em Barcelos, constituída e dirigida pelos próprios doentes e seus familiares, com o apoio de técnicos de saúde, em regime de voluntariado com os objetivos fundamentais de promover a solidariedade, apoiar os doentes com acidentes vasculares cerebrais, participar em ações de prevenção do AVC e defender os legítimos interesses e direitos destes cidadãos a um serviço de saúde com qualidade.
Com a crescente lacuna de apoio em ajudas técnicas a associação iniciou um serviço que consiste na cedência de ajudas técnicas em tempo útil no domicílio e na disponibilização de produtos de higiene e prevenção de escaras, a preços mais acessíveis.
Paralelamente, organizaram-se sessões de esclarecimento em diversas freguesias dos concelhos de Barcelos e Esposende, rastreios públicos para medição da tensão arterial, glicemia e colesterol e promoveu-se a associação através da distribuição de folhetos informativos.
Promoveu-se a associação através dos órgãos de comunicação social (jornais e rádios locais), com artigos, comunicados e