conflito de darfur
O conflito de Darfur é um conflito armado que se iniciou em 2003 e continua até hoje. Trata-se de um conflito étnico-cultural, que iniciou-se por motivos políticos, e ganhou contornos raciais ao longo dos últimos anos. Promovido por forças militares, hoje muitas vezes uma célula de poder independente, e impulsionado por interesses econômicos, como o fortalecimento das relações comerciais com outros países.
2. CONFLITO DE DARFUR : QUANDO OCORREU ?
Darfur é uma região localizada no extremo oeste da República do Sudão, esse é dividido em três estados, denominados de Darfur ocidental, Darfur do sul e Darfur do norte.
Darfur possui uma população aproximada de 5,5 milhões de pessoas que vivem com pouco acesso à escola e aos serviços assistenciais do governo, se trata de uma área de restrito desenvolvimento, os povos do local são divididos em três tribos que são os fur, masalit e os zaghawa, são basicamente todos negros e mulçumanos.
Em fevereiro 2003, iniciou um conflito em Darfur, o ponto de partida da ofensiva foram os rebeldes que lutam pela separação de seu território, afirmaram que o governo a qual eram subordinados agia representando apenas a elite de religião islâmica, e por outro lado tratava as pessoas de Darfur com displicência, ou seja, eram deixados de lado. Darfur é composta quase totalmente por negros, com atividade econômica ligada à produção de agricultura de subsistência e uma restrita parcela de nômades que criam animais.
3. CAUSAS
Dentre as causas do conflito de Darfur, onde os nômades árabes Baggara, em procura por água, levam seu rebanho para o sul, uma terra ocupada predominantemente por comunidades agrárias.
O governo sudanês tem sido acusado de suprimir informações prendendo e matando testemunhas desde 2004, além de destruir vestígios para eliminar seu valor como prova. O governo sudanês, por obstruir e prender jornalistas, tem sido capaz de esconder os acontecimentos. Enquanto o