Geografia Conflitos Na Africa
ÁFRICA
Ana Carolina, Ana Clara, Ana
Sanches, Isabela Dias e Fernanda
2º ano – Turma A
O CONTINENTE
AFRICANO
A maioria das nações vive em guerra civil, instabilidade política intensa e seca prolongada. Isso gera economias pobres e fragmentadas, incapazes de gerar riquezas para as populações. Caracterizam a África elevadas taxas de natalidade e de mortalidade e baixa expectativa de vida agravada pela prevalência da AIDS em até 10% dos habitantes de alguns Estados.
Política: durante a colonização, tribos historicamente rivais foram obrigadas a viver num mesmo país, após a partilha do continente pelas potências europeias.
Depois da Segunda Guerra Mundial, ocorrem as lutas pela independência e as tribos passam a disputar o poder entre si. Essa concorrência perdura em diversos países, onde grupos se alternam no poder através de guerras e massacres sangrentos entre etnias diferentes, como os de Darfur e Ruanda.
CONFLITOS
Há cerca de 200 conflitos ocorrendo nesse momento na África.
Nigéria
Egito
Sudão – região de Darfur
CONFLITOS
CAUSAS GERAIS
Expansão Imperialista
Busca por recursos naturais
Diferenças étnicas
Questões religiosas
Políticas ditatoriais
Pág. 289
NIGÉRIA
Guerra civil da Nigéria apesar de ser mais antiga, tendo ocorrido de 1967 a 1970 foi uma guerra com intuitos separatistas, teve grande destaque porque pela primeira vez a tv transmitia ao vivo um conflito e mostrava de perto a miséria em que povo estava vivendo, enfrentado grande escassez de comida e muitas mortes de civis. Graças a essa presença da mídia grupos humanistas do mundo inteiro junto com a igreja e governos de outros países interviessem e influenciassem a opinião pública contra os rebeldes.
NIGÉRIA
A violência inter-religiosa na Nigéria tem datas de início aproximadamente próxima a o início dos anos 50 e se estendem até hoje por isso não é possível se falar em um desfecho. Os grupos extremistas islâmicos e cristãos sãos os protagonistas
desse