Imperialismo na África
• Quais as conseqüências do imperialismo para o continente africano na atualidade?
O Imperialismo foi um movimento que aconteceu depois da Segunda Revolução Industrial entre os países que se industrializavam, sobre as regiões dependentes, como os países da África e Ásia.
Os países imperialistas diziam que levariam o “progresso” e “tecnologia” para essas regiões que necessitavam de civilização.
Com a máscara de “progresso e tecnologia” os imperialistas exploravam e dominavam as regiões, hoje ainda dependentes (África, Ásia e América Latina).
Os principais países que adotaram a prática imperialista foram: Reino Unido, França, Bélgica, Itália, Alemanha, Portugal, Espanha, Japão, Rússia, Estados Unidos.
Houve a dominação da África (Congo e África do Sul ) e a dominação da Ásia Índia e China ).
A África foi o continente que mais sofreu com o imperialismo do século 19 sofrendo ate os dias de hoje com as conseqüências da política altamente exploradora das potencias mundiais; se hoje temos países com suas economias solidas e “estabilizadas” deve-se a exploração mercantilista e mineral da áfrica, assim graças a um regime autoritarista a África foi o único que foi dividido sem que houvesse o respeito à unidade lingüística e cultural do seu povo.
Hoje grande parte do acontece na áfrica (pra não dizer tudo) deve-se ao desequilíbrio causado pelos exploradores que chegaram a um continente com potencial para ser uma potencia mundial e transformarão em um grande problema para a humanidade!
* Quais são as relações estabelecidas com a criação das fronteiras artificiais, a pobreza, os conflitos civis e as migrações internas?
Quando o território do continente africano foi reorganizado, diversos povos ficaram separados dos próprios países de origem, devido a isto as suas culturas, economias e etnias se misturam causando com isto muitos conflitos.
Conseqüentemente a economia nesses povos foi destruída resultando