1 BIOESTATISTICA 01
Este trabalho não tem pretensão de ser original, visto que é uma mera organização e sintetização dos conceitos contidos em vários livros especializados no estudo da Estatística, presentes na bibliografia. Sendo assim, não é aconselhável que tais livros deixem de ser consultados, pois possuem o aprofundamento necessário ao completo entendimento dos assuntos.
1.1 Definição de Estatística
A estatística estuda métodos científicos para a coleta, organização, resumo, apresentação e análise de dados, assim como a obtenção de conclusões válidas e a tomada de decisões razoáveis, baseadas em tais análises.
1.2 Fases do Método Estatístico
1. "Brain-storm" (Tempestade Mental)
É uma reunião, ou uma série delas, em que se discute e organiza o projeto de pesquisa. É durante essa fase que se decide uma série de estratégias relevantes ao bom andamento do projeto, para que não se gaste tempo, dinheiro e hora-homem de trabalho executando ações fora dos objetivos do projeto. Particularmente, é quando se decide sobre quais as variáveis que serão analisadas no projeto.
Sobre as variáveis, é importante salientar que há dois tipos delas: as qualitativas (nominais ou ordinais) e as quantitativas (discretas ou contínuas). Cada uma delas será tratada, organizada, sintetizada e mostrada de uma forma um pouco diferente das outras. Caracterizemo-las:
As variáveis qualitativas nominais são nomes, qualidades, características. Elas não são ordenadas. Ex.: sexo, estado civil.
As variáveis qualitativas ordinais também são nomes, qualidades, características. Só que estas apresentam ordem entre seus elementos. Ex.: patente militar, grau de instrução.
As variáveis quantitativas discretas são números inteiros não-negativos, obtidos através de uma contagem. Ex.: número de degraus em uma escada, de cadeiras em uma sala, de pessoas em um local.
As variáveis quantitativas contínuas são números reais, obtidos através de uma medição (utilizando um instrumento de medida