Darfur
Garb Darfur (Darfur Ocidental)
Djanub Darfur (Darfur do Sul)
Shamal Darfur (Darfur do Norte).
Com uma área de 503 180 km² e uma população aproximada de 7.000.000 de habitantes, Darfur caracteriza-se pelo baixo nível de desenvolvimento. Apenas 44,5% das crianças do sexo masculino e 33,3% das crianças de sexo feminino freqüentam a escola. Três etnias são predominantes em Darfur: os Furis, que emprestam o nome à região, os Masalitis e os Zagauas, em geral negros muçulmanos ou seguidores de outras religiões africanas.
Conflito em Darfur
A região é palco de um conflito decorrente de disputas entre as populações árabes e não árabes. Os não-árabes, separatistas, são alvos de uma ação de extermínio empreendida por milícias árabes denominadas janjauidis, que, por sua vez, são acusadas de receber apoio do governo sudanês. O conflito já fez mais de 400.000 mortos e cerca de 2.000.000 de refugiados desde 2001, em quatro anos de inércia diplomática entre os países do mundo. Segundo o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, além das causas sociais, econômicas e políticas, o conflito e a grave crise humanitária decorrente têm sido intensificados por alterações climáticas que provocam períodos alternados de grande seca, chuvas e inundações no sul do Sudão a partir da década de 1970.
A mídia vem descrevendo o conflito como um caso de "limpeza étnica" e de "genocídio". O governo dos EUA também o considera genocídio, embora as Nações Unidas ainda não o tenham feito, pois a China, grande parceira comercial do governo sudanês, defende o país em todos os fóruns internacionais que abordam o tema. Algumas propostas de intervenções militares internacionais realizadas na ONU não foram aprovadas por veto deste país. Os sobreviventes fogem para campos de