8º ano
1) Os princípios defendidos pelos filósofos do Iluminismo tiveram grande repercussão no Brasil. Muitos princípios da atual Constituição brasileira promulgada em 1988, por exemplo, estão baseados em pressupostos iluministas. De acordo com fragmento abaixo, o iluminismo defendia:
“Art.1º[...] Parágrafo único. Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos [...].
Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o legislativo, o executivo e o judiciário.
Art.5º _IX: é livre expressão da atividade intelectual, artística, cientifica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.”
Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988.35.ed.São Paulo:Saraiva;2005.p3;6.
a) O direito do monarca, do nobre e do burguês.
b) A liberdade econômica e política.
c) Somente o direito ao voto.
d) O direito de livre expressão somente a intelectuais, artistas e cientista, assim como o diretito ao voto.
e) A democracia, a divisão do Estado em três poderes e a liberdade de expressão.
2) Leia o texto a seguir sobre a elaboração da Constituição norte-americana:
“Durante vários meses, a Convenção da Filadélfia discutiu o texto da nova Constituição. [...] Desde que foi submetido ao Congresso em Setembro de 1787, até maio de 1790, quando ratificado pelo mesmo Congresso, transcorreram quase três anos, demonstrando a dificuldade de consenso em torno de algumas questões. [...] Já no início da Constituição encontramos a expressão: “Nós, o povo dos Estados Unidos...” Quem eram nós? Certamente não todos os habitantes das colônias. A maior parte dos “americanos” estava excluída da participação política. O processo de independência fora liderado por comerciantes latifundiários e intelectuais urbano.”
Karnal, Leandro. Estados Unidos: a formação da nação.4 ed. São Paulo: Contexto; 2007p.91.
Os grupos sociais que foram excluídos da igualdade de