catequese 8º ano
SOMOS +
Catequese 1
OUTRAS ACTIVIDADES:
Neste primeiro encontro propomos a realização de actividades que envolvam dinâmicas de abertura ao grupo. Estas técnicas possibilitam a integração dos vários membros do grupo, quer sejam eles já conhecidos ou recém-chegados.
OS INQUILINOS
Finalidade
Permitir o contacto físico e a interacção entre os adolescentes.
Desenvolvimento
Formam-se grupos de três elementos, devendo ficar um ou dois adolescentes sem grupo.
Dos três elementos do grupo, dois irão ser as “paredes da casa” e o terceiro é o “inquilino”. As
“paredes” dão as mãos ficando frente a frente. O “inquilino” fica no meio dos dois. Há um narrador que irá contar uma história sobre uma casa. Quando o narrador disser a palavra “inquilino”, os
“inquilinos” têm de deixar as “paredes da casa” onde se encontram e procurar nova “casa”. Os adolescentes que não têm “casa” vão tentar ocupar outra, tirando o lugar ao “inquilino”. Se o narrador disser “parede esquerda”, muda o adolescente que se encontra à esquerda do “inquilino” e o mesmo para a “parede direita”.
Todos têm que estar atentos. Para enriquecer o jogo, poderão ser introduzidas outras palavras que impliquem movimento dos adolescentes, por exemplo “terramoto” (pode significar que todos os adolescentes têm que mudar de lugar e de papel).
Após este primeiro momento, pode-se convidar o grupo para participar noutra actividade
1
8º ANO
SOMOS +
EU NO TEU LUGAR
Finalidade
Criar uma maior relação de empatia entre os adolescentes
Material
Papel cortado de forma igual para distribuir pelos adolescentes.
Canetas ou lápis.
Chapéu/boné/Caixa.
Desenvolvimento
Distribui-se um pequeno papel a cada membro do grupo. Cada adolescente é convidado a escrever nele alguma dificuldade experimentada no momento de se relacionar com os outros.
(Dobram-se os papéis uniformemente e recolhem-se. A seguir distribuem-se, procurando que não calhe o papel a quem o escreveu.)
De seguida convidam-se