Celulas
“Todos os seres vivos são formados por células”. Segundo a teoria celular do Alemão Theodor Schwann, e nesse trabalho entenderemos um pouco sobre células eucariontes e procariontes e suas particularidades. Veremos também o importante trabalho das organelas para todo esse funcionamento.
Características gerais dos Seres Vivos
Para ser considerado um ser vivo esse tem que apresentar certas características:
Ser constituído de célula;
Buscar energia para sobrevier;
Responder estímulos do meio;
Se reproduzir;
Evoluir.
De acordo com o número de células podem ser divididas em:
Unicelulares: bactérias, cianófitas, protozoários, algas unicelulares e leveduras;
Pluricelulares: os demais seres vivos.
Células Eucariontes
As células eucariontes ou eucarióticas são mais complexas que as procariontes. Possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas. É altamente provável que essas células tenham surgido por um processo de aperfeiçoamento contínuo das células procariontes.
Acredita-se que a membrana da célula “primitiva” tenha emitido internamente prolongamentos ou invaginações da sua superfície, os quais se multiplicaram, dquiriram complexidade crescente, conglomeraram-se ao redor do bloco inicial até o ponto de formarem a intricada malha do reticulo endoplasmático. Dai ela teria sofrido outros processos de dobramentos e originou outras estruturas intracelulares como complexo de Golgi, vacúolos, lisossomos e outras.
Características Principais:
Possuem organelas em seu interior com funções bem definidas;
Possuem núcleo individualizado (carioteca) envolvido por uma membrana nuclear;
Presença do material genético dentro núcleo
Membrana plasmática: transporte e barreira seletiva separa o citoplasma do meio extracelular e apresenta permeabilidade seletiva, ou seja, ela tem papel fundamental para o equilíbrio químico da célula;
Citoesqueleto: formato, sustentação, posicionamento e movimentação;
Centríolos: organização e divisão