Conflito De Darfur
Darfur é uma região localizada no extremo oeste da República do Sudão, esse é dividido em três estados, denominados de Darfur ocidental, Darfur do sul e Darfur do norte. Darfur possui uma população aproximada de 5,5 milhões de pessoas que vivem com pouco acesso à escola e aos serviços assistenciais do governo, se trata de uma área de restrito desenvolvimento.
Conflitos
Em 2003, dois grupos armados da região de Darfur rebelaram-se contra o governo central sudanês, pro-árabe. O Movimento de Justiça e Igualdade e o Exército de Libertação Sudanesa acusaram o governo de oprimir os não-árabes em favor dos árabes do país e de negligenciar a região de Darfur.
Em reação, o governo lançou uma campanha de bombardeios aéreos contra localidades darfurianas em apoio a ataques por terra efetuados por uma milícia árabe, os janjawid. Estes últimos são acusados de cometer grandes violações dos direitos humanos, como assassinatos em massa, saques, destruição de povoados e o estupro sistemático da população não-árabe de Darfur.
Em maio de 2006, o Exército de Libertação Sudanesa, principal grupo rebelde, concordou com uma proposta de acordo de paz com o governo.
Após os conflitos terem cessado em julho e agosto, em 31 de agosto de 2006 o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou a resolução 1706, que atribuiu mais 20 600 tropas de paz, as UNAMID para complementar as 7 000 tropas da União Africana, que sofrem de graves problemas de fundos e falta de equipamentos. O Sudão foi veementemente contra a resolução, e declarou que trataria as forças da Nações Unidas na região como invasores estrangeiros. No dia seguinte, o governo do Sudão lançou uma grande ofensiva na região.
Causas
A combinação de décadas de secas, desertificação e superpopulação estão entre as causas do conflito de Darfur,
Acusaram o governo de oprimir os não-árabes em favor dos árabes do país e de negligenciar a região de Darfur.