exemplos
Mostrar aos alunos a diferença entre os processos de fundição com molde permanente e molde destrutível;
Apresentar todo o sistema de fundição, através dos procedimentos e cuidados necessários quando se utiliza coquilhas. Destacar o acabamento superficial e as tolerâncias dimensionais obtidas neste tipo de processo;
Mostrar a influência do material dos moldes no processo de solidificação de uma peça fundida, assim como a importância dos canais auxiliares;
Da mesma forma, mostrar a função das tintas refratárias nos processos de fundição em moldes permanentes.
2.0 Equipamentos
Forno Elétrico
Cadinho
Equipamentos para Manuseio dos Cadinhos
Molde Construído em Metal (Coquilha)
3.0 Introdução Teórica
3.1 Desmoldadores
Os desmoldantes, também conhecidos como lubrificantes, são materiais fundamentais no processo de fundição sob pressão de ligas de alumínio, pois auxiliam na extração das peças da matriz evitando a adesão de metal no molde. O principal objetivo da aplicação do desmoldante é a formação de um filme isolante entre o aço das cavidades e o alumínio líquido.
Os principais agentes desmoldantes presentes na composição são:
Óleos
Ceras
Silicones
Outros
Estes materiais são denominados sólidos e normalmente estão diluídos em água, inicialmente a relações de 15 a 40%. Já em processo utilizam-se diluições de 1:30 até 1:200, dependendo da característica de cada desmoldante e também da complexidade das peças. Os sólidos são os responsáveis pela formação do filme protetor, e são conduzidos até a superfície do ferramental pela água em forma de spray.
A grande dificuldade na aplicação do desmoldante é o rompimento da barreira térmica na superfície de contato, pois em altas temperaturas ocorre a evaporação das gotículas de água que conduzem os sólidos ao molde antes mesmo de tocarem a cavidade, sendo este fenômeno conhecido como efeito Leidenfrost.
Efeito Leidenfrost
O efeito Leidenfrost acontece quando