Confira quanto será a sua aposentadoria por idade
O segurado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que já completou os requisitos mínimos para pedir a aposentadoria por idade consegue saber quanto poderá ganhar se pedir o benefício neste ano.
Normalmente, a Previdência envia cartas aos segurados que completam 65 anos de idade e às seguradas aos 60, avisando que já é possível dar entrada no benefício.
Para ter esse tipo de aposentadoria, é necessário ter de cinco a 15 anos de contribuições ao INSS.
O período menor de pagamentos é concedido a quem se inscreveu no INSS até julho de 1991 e varia de acordo com o ano em que o segurado completou a idade mínima.
No cálculo da aposentadoria por idade, o INSS paga 70% da média salarial mais 1% para cada ano de contribuição do trabalhador.
Isso quer dizer que a cada ano a mais de pagamentos, haverá um aumento de 1% sobre o valor final do benefício.
Assim, os segurados que precisam de 15 anos para pedir a concessão, terão 85% da média, que correspondem à base de 70% mais 15% pelos anos de contribuição.
Você sabe como é calculada a aposentadoria do INSS?
Aprenda como é feita essa conta e entenda por que o benefício costuma ser menor que o salário da ativa. Cálculo da aposentadoria do INSS reduz o benefício de quem se aposenta cedo.
Os trabalhadores do setor privado que contribuem para a Previdência Social têm direito a uma aposentadoria paga pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) após atingir determinada idade ou tempo de contribuição. Porém, o valor desse benefício costuma ser bem menor que o salário dos tempos da ativa, principalmente para quem ganha acima do teto da Previdência, atualmente de 3.467,40 reais.
Mas por que isso acontece? Para entender o achatamento da renda mensal depois da aposentadoria, é preciso conhecer os complexos cálculos que determinam os valores dos benefícios. No site da Previdência Social é possível simular a aposentadoria a partir de variáveis como idade, tempo de contribuição e