A Previdência no mundo
O que é Previdência
Previdência é a faculdade de ver antecipadamente. É também a qualidade de quem é previdente, daquele que faz previsão do seu futuro. Algumas pessoas são previdentes e se preparam para as situações adversas que podem acontecer ao da vida, principalmente na velhice. Por isso, cada país cria um sistema de previdência para proteger e amparar o trabalhador e sua família na velhice e na doença, por meio de aposentadorias, pensões e outros benefícios.
Surgimento da Previdência Social
O primeiro regime de Previdência no mundo surgiu em 1883, na Alemanha, com chanceler Otto Von Bismarck, que instituiu um seguro obrigatório para proteger os trabalhadores nos casos de agravos à saúde, acidentes de trabalho, invalidez e envelhecimento, custeado por contribuições dos empregados, empregadores e Estado. Todos os trabalhadores deveriam se filiar às sociedades seguradoras ou às entidades de socorro mútuo. A partir de então, o sistema previdenciário se tornou obrigatório em todas as fábricas e a experiência alemã se estendeu para todos os países.
No Brasil o modelo previdenciário surgiu na década de 40, no governo Getúlio Vargas.
No Brasil
Previdência Social
A previdência social é administrada pelo próprio governo, ou seja, é uma previdência pública. Todo trabalhador é automaticamente um segurado da previdência social. Ela é referente ao benefício pago pelo INSS aos trabalhadores.
O art. 1º da Lei nº 8 dispõe que “a Previdência Social, mediante contribuição, tem por fim assegurar aos seus beneficiários meios indispensáveis de manutenção, por motivo de incapacidade, desemprego involuntário, idade avançada, tempo de serviço, encargos familiares e prisão ou morte de quem dependia economicamente.”
Previdência Complementar
Previdência Privada Complementar
A Previdência Complementar demonstra que o benefício previdenciário do INSS não é suficiente para atender a todas as necessidades do segurado, principalmente quando o limite máximo