Previdencia social no brasil e no mundo
Atualmente na Itália são utilizados três formas de aposentadoria: aposentadoria por velhice, por 40 anos de contribuição e a por tempo de serviço.
Na Itália, a idade para se aposentar é de 65 anos para os homens e 60 para as mulheres, e ambos precisam ter ao menos 20 anos de contribuição para conseguirem os benefícios da aposentadoria. Também levando em conta a idade para se aposentar, a partir de 1 de janeiro de 2013 será necessário chegar a “Quota 97”, ou seja : 62 anos de idade e 35 anos de contribuição ou 61 anos de idade e 35 anos de contribuição.
Sistema de cálculo
1º) Sistema retributívo: Funcionários com pelo menos 18 anos de contribuição até 31/12/95, recebem 2% sobre a média salarial dos últimos 10 anos. O funcionário recebe aproximadamente 70% do valor da média do salário na aposentadoria.
2º) Sistema misto: Funcionários que não tinham 18 anos de contribuição até 31/12/95, ou seja, calculo sobre o salário, com base nas contribuições, produz uma aposentadoria de 50% a 60% do ultimo salário recebido.
3º) Sistema contributivo completo: O sistema é totalmente contributivo para todos que iniciaram a contribuição em 01/01/1996. Neste caso, são somadas as contribuições ano a ano, com uma atualização de acordo com a dinâmica do PIB. O Valor da aposentadoria equivale a 45% a 50% do ultimo salário.
Desse modo, o governo italiano incentiva aos beneficiários a aderirem à previdência complementar, contratual ou individual. Pois acabam sendo bastante prejudicados ao pedirem o beneficio da aposentadoria social.
Benefício por Acidente de Trabalho
• Benefício por Doença Profissional
• Benefício por Idade
• Benefício por Incapacidade Temporária do Trabalho
• Benefício por Invalidez
• Benefício por Maternidade
• Benefício por Morte
• Seguro Contra