Relatório destilação em batelada
CENTRO DE TECNOLOGIA – CTEC
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA – NOTURNO
RELATÓRIO REFERENTE AO EXPERIMENTO DE DESTILAÇÃO EM BATELADA
Maceió, 27 de março de 2013.
1. OBJETIVO Observar o equilíbrio líquido-vapor e realizar a separação da mistura álcool/água de uma solução de álcool comercial e determinar o teor de álcool presente nesta mistura.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Quase todos os processos químicos e petroquímicos exigem a separação de uma fase sólida, líquida ou gasosa, nos seus componentes. O processo de separação mais amplamente utilizado nestas indústrias é a destilação. Consiste na separação dos componentes de uma mistura de líquidos miscíveis e é baseada na diferença de temperaturas de ebulição de seus componentes individuais (Henley e Seader, 1981). A destilação é uma técnica de separação de componentes de misturas homogêneas e que permite a recuperação de todos os componentes, ou seja, do soluto e do solvente. Esta técnica baseia-se no fato de os vários componentes das misturas terem pontos de ebulição diferentes, ou seja, não fervem todos à mesma temperatura. A destilação pode ser simples ou fracionada, dependendo da diferença entre os pontos de ebulição dos vários componentes da mistura e do respectivo equipamento/material para realizar a destilação (Simões et al, 1999). Entre as vantagens da utilização deste processo encontra-se a flexibilidade de operação em relação a pressões, temperaturas e volumes e principalmente a grande variedade de aplicações. Estas podem ser definidas a partir do tipo de material a ser separado, tais como o fracionamento de petróleo, de gases, separações contendo eletrólitos e reações químicas, e separações líquidas em geral (Marangoni, 2005).
A destilação simples ou descontínua é realizada em bateladas. A carga de líquido é introduzida em um vaso provido de aquecimento, entrando em ebulição. Os vapores são retirados pelo topo através do