ORIENTACAO DE TRABALHO DE FICHAMENTO

1212 palavras 5 páginas
MODELO ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE FICHAMENTO

Disciplina- DSS 5145 – T- 0309 e 0339 – Seguridade Social – Previdência

Professora – Se,mestre- 2014.1

DA SILVA, Maria Lúcia Lopes. Cp.1 – O Contexto Mundial e Cap.2 – A Origem e Evolução Histórica no Brasil. In Previdência Social – um direito conquistado. São Luiz- Ma: Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência, 1995, p.17-67.

1- Identifique o objeto de estudo dos textos (do que tratam os mesmos)
O objeto de estudo do texto é a Origem e a Evolução da Previdência, em um contexto social e histórico. As transformações na previdência em um contexto mundial e especificamente no Brasil

2- - Capt.1- - O Contexto Mundial

2.1- Principais aspectos da Conjuntura (aspectos econômico-sociais e político);
Período e as medidas relacionadas à Previdência Social.
Os primeiros passos para formação de um sistema mínimo de proteção ao trabalhador e seus dependentes, surge na Alemanha em 1883, por iniciativa de Otto Von Bismark, que buscava a simpatia dos trabalhadores com a criação da lei do seguro doença, e em seguida a lei do Seguro Acidente e a lei do Seguro Invalidez.
A previdência surge no século XVIII e XIX e se desenvolve no mundo por consequência e necessidade social.
A questão principal é a desigualdade social, economia global, a expansão do capitalismo industrial que gera uma transformação econômica, política, social que interfere no processo de reprodução social por advento da primeira e segunda guerra mundial.
Gerando uma crise do capitalismo em 1929, onde o mundo estava imerso em uma real desigualdade e injustiça social, marcada por conflito de interesse de classe.
As mudanças se fazendo necessária, onde cresse a pressões por parte dos trabalhadores para minimizar as desigualdades e os danos sofridos pelos trabalhadores, constituindo este como um direito duramente conquistado pala classe.

2.2 – Onde e quando surgiu a Previdência Social. A previdência surge e se desenvolve no mundo, por

Relacionados

  • Metodologia
    11491 palavras | 46 páginas