Condenação
1. DESCRIÇÃO DO CASO
“A Organização Não-Governamental Repórter Brasil divulgou a situação de crianças e adultos que bebiam a mesma água que o gado na Fazenda Bonfim, zona rural de Codó (MA).” O seguinte caso representa a triste realidade em que se encontravam crianças, jovens e adultos que trabalham em situação análoga à escravidão.
As pessoas encontradas e resgatadas da fazenda viviam em condições degradantes de trabalho. Ferindo, de todas as maneiras possíveis, os Direitos Humanos. Os proprietários negaram conhecimento sobre essa situação. Casos como esse representam a escravidão contemporânea, trabalho degradante com privação de liberdade, que geralmente ocorre nas relações de trabalho rural. Hoje, no Maranhão, as fazendas e carvoarias do sudeste do Estado e as florestas de babaçu ao leste, são as maiores empregadoras de mão de obra análoga à escravidão.
Infelizmente, essa ainda é uma realidade em nosso país, com destaque para o Estado do Maranhão. E diante disso, questionam-se os motivos pelos quais os trabalhadores acabam por se render a essas condições de privação da liberdade, a concentração fundiária brasileira e qual o caminho para se combater essa vergonha nacional em pleno século 21.
2. IDENTIFICAÇÃO E ANALISE DO CASO 2.1 Descrições das decisões possíveis
2.2.1 Reforma agrária
2.2.2 Melhoria da qualidade de vida
2.2.3 Combate ao trabalho escravo
__________________________ Case apresentado à disciplina Sociologia, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco– UNDB.
² Aluna do 1° período, do Curso de Direito-noturno, da UNDB.
³ Professora Mestra, orientadora.
2.2 Argumentos capazes de fundamentar cada decisão 2.2.1 A concentração de terras no Brasil é uma das maiores do mundo. É evidente que, desde o inicio da história do país, que tem as atividades agrícolas como