Concubinato
RESENHA CRÍTICA
Nome: Leo
Curso: Direito
Disciplina: Direito Civil - Projeto Leitura
Professora:
Sete Lagoas / MG
17 de maio de 2013
ÁLVARO VILLAÇA AZEVEDO, nasceu em Bauru, São Paulo, aos 19 de abril de 1937, onde iniciou seus estudos. Bacharelou-se na turma de 1960 da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, SP, da qual foi seu Diretor e Titular de Direito Civil e de Direito Romano. Foi Diretor da Faculdade de Direito Mackenzie, por duas gestões. Introduziu o Curso de Direito Empresarial em nível de Pós Graduação "latu sensu" e posteriormente o Curso de Pós Graduação "strictu sensu", formando Mestres e Doutores. Fez diversas mudanças na mesma Faculdade de Direito, sendo a uma das mais importantes a implantação da Biblioteca dessa mesma Faculdade Mackenzie.
Advogado Militante e Professor dedicado e Estudioso sempre voltado aos temas da atualidade, em cada época, sempre ajudou o Poder Legislativo a aprimorar as Leis ora por sua Intervenção Direta (Lei do Divórcio, Leis da União Estável e Inúmeros artigos do Código Civil de 2002), ora por suas teses que influenciaram o Legislador a editar Leis como a do Bem de Família, sua tese de 1972, e a inclusão na Constituição Federal de 1988 do artigo 226, notadamente na parte que trata da Família de Fato, tese sua defendida em 1997 (do Concubinato ao Casamento de Fato). Influenciou e influencia gerações com seus conhecimentos profundos de Direito Civil e Direito Romano.
O livro Do Concubinato ao Casamento de Fato, de autoria de Álvaro Villaça Azevedo tem como objetivo a discussão da regulamentação da união estável - casamento de fato - mediante à prática civil em suas diversas facetas.
Ao longo das apresentações dispostas em nove capítulos, o autor discute com base em artigos, com base na Constituição de Federal de 1988, na Constituição da Família dentre outros, com argumentos e opiniões, onde revela e defende sua posição frente à família. Por causa disso, esta obra ganhou