CONCRETO COLORIDO
Edificações
3ª sem/2013
Taynara de Morais Pereira – 29
CONCRETO ESPECIAIS – Concreto Colorido
Americana
2013
Taynara de Morais Pereira – 29
CONCRETO ESPECIAIS – Concreto Colorido
Pesquisa realizada durante a aula de TMCC, como parte da avaliação do 3º semestre.
Prof: Paulo Ragazzo
Americana
2013
CONCRETO COLORIDO
Introdução
O concreto colorido pode ser utilizado em pavimentos ou elementos estruturais aparentes, já que do ponto de vista técnico, o concreto colorido e cinza normal são idênticos. O que dá a cor ao concreto é a adição de pigmentos, que praticamente não altera as propriedades do concreto. Usando o concreto colorido pode ser dispensada a aplicação de revestimento. Mas alguns fatores como a adequada seleção das matérias-primas naturais, a formulação e produção do concreto devem ser levadas em consideração. Deve-se ter uma maior atenção na elaboração do traço, já que pode ser necessário o uso de mais água e cimento. Para garantir que as peças tenham o mesmo tom do pigmento utilizado, é recomendado o uso do cimento branco, pois a cor cinza do cimento pode alterar a cor. Os pigmentos inorgânicos são os mais recomendados.
1 Adequada seleção das matérias-primas naturais 1.1 Pigmento
O pigmento utilizado deve ser resistente á alcalinidade do cimento, à exposição dos raios solares (UV e IF) e ás intempéries. Somente os pigmentos inorgânicos de base óxido são resistentes a estes requisitos
Apesar de vários tipos de negro de fumo serem largamente utilizados como pigmento preto, eles não são estáveis e não resistem ás intempéries e ao concreto.
Os mais importantes pigmentos base óxido são: Cor Especificação
·VERMELHO ÓXIDO DE FERRO VERMELHO
·AMARELO ÓXIDO DE FERRO AMARELO
·PRETO ÓXIDO DE FERRO PRETO
·MARRON ÓXIDO DE FERRO MARRON
·VERDE ÓXIDO DE CROMO VERDE
·AZUL ÓXIDO DE COBALTO 1.2 Cimento
Até o