Concepção de educação em platão
O presente artigo tem como objetivo apresentar a concepção platônica de educação, sendo que sempre foi motivo para ser discutida, abrangendo em um todo. Os estudiosos, filósofos que muito fizeram pela educação. Platão que tem como prioridade uma boa educação de qualidade almeja ter uma cidade em que a justiça e disciplina são princípios para ter cidadãos honestos que pratiquem o bem, e definia os principio de justiça como principal.
Introdução
O presente artigo intenta destacar a importância da educação e do aprendizado escolar. Neste sentido sabemos que não depende somente da força de vontade do educador, mas também do estímulo e do comprometimento por parte das organizações governamentais da cidade e estado.
Neste aspecto Platão em sua obra mais famosa “Republica” aprofundar a concepção de educação e expondo a idéia de uma sociedade organizada e dividida. Fazendo da justiça e da política referencia para uma cidade perfeita, também há a prioridade de desenvolvimento intelectual e físico no qual valorizava uma forma de alcançar o conhecimento pleno.
Desenvolvimento
Platão foi um homem que muito se destacou na educação através de seus gestos de valorização e conhecimento sendo que seu objetivo era formar o homem um ser que promove a justiça e o bem entre todos, com muita dedicação e estudos contribuiu com suas idéias para a educação. Platão acreditava que a política e ética deveriam andar juntas para chegar às condições de uma cidade ideal, isto é, justa e digna.
Para aprofundar a concepção de educação Platão contou com a sua obra “Republica”, em que a educação tinha prioridade com amplo desenvolvimento. Pessanha destaca que:
Compreende que o desejo de atuar politicamente deve passar primeiro por um processo iluminador e purificador do tipo socrático. Antes de agir, é necessário ter consciência da finalidade da ação. Para agir com retidão e justiça, é preciso, antes, saber o que é justiça ; saber o que é essa medida padrão, essa justa