Visita tecnica
Ao chegar a Sede da ONS na cidade do Rio de Janeiro, os alunos foram recebidos pelo Engenheiro Eletricista João Marcelo, o qual iniciou uma palestra introduzindo as etapas dos processos de produção e transmissão de energia elétrica e, após isso, ele abordou a atuação da empresa nesse sistema e a sua preocupação perante aspectos sociais e ambientais. Além dessa palestra, o engenheiro apresentou aos alunos a sala de controle, explicando a função de cada profissional de forma prática e a interpretação do painel de controle.
O ONS
O ONS (Operador Nacional do Sistema elétrico) é uma empresa privada, sem fins lucrativos, criada em 1998. É responsável apenas por coordenar e controlar os setores de geração e transmissão de energia elétrica, sendo fiscalizada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A empresa possui diversas sedes no Brasil na cidade de Florianópolis (COSR-S), Recife (COSR-NE), Rio de Janeiro (COSR-SE) e Brasília, local onde se encontra o Centro Nacional de Operação do Sistema (CNOS). Além disso, a ONS opera de forma socioambiental, apesar de ser um trabalho puramente técnico, tendo influência na economia, no meio ambiente e na qualidade de vida da população brasileira.
Etapas de produção de energia
As etapas explicadas pelo palestrante, as quais a empresa ONS é responsável, são a geração e transmissão de energia. A geração de energia se dá pela transformação de qualquer tipo de energia em energia elétrica. Essa energia seja ela hidráulica, térmica ou eólica é transformada em energia cinética de rotação, que por sua vez é convertida em energia elétrica, por um gerador. Na palestra, o engenheiro João Marcelo citou como exemplo desse processo as usinas hidroelétricas, onde uma turbina hidráulica transforma a energia potencial da água em desnível em energia cinética de rotação, que é transferida a um eixo acoplado a um gerador.
Foi relatado também pelo engenheiro João Marcelo que a energia elétrica não pode ser armazenada, por