filosofia
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E À DISTÂNCIA
Disciplina: Filosofia da Educação
Profª Raissa Matos
Aluno:
Polo:
ATIVIDADE 3
1. No que consiste a filosofia e a educação socrática?
Platão concebe a filosofia e idealiza o filósofo como educador do Estado e dos cidadãos, conferindo a ele um papel central no funcionamento da cidade ideal, ampliando os ensinamentos de seu mestre e construindo as bases de um pensamento e de uma pedagogia próprios. Com isso, ele não apenas aborda os problemas historicamente vividos e pensados por Platão relativos à filosofia e à Paidéia, como também demarca a história da filosofia da educação subseqüente, sendo discutidos até hoje, devido a sua influência e repercussão no discurso pedagógico e na atividade do educador.
2. Como Platão responde à pergunta: o que é justiça?
Platão a define a partir da ideia de homem virtuoso e do ideal de cidade justa.
3. Quais relações podem ser estabelecidas entre a resposta de Platão sobre o que é a justiça com a sua concepção de Paidéia justa?
Na Paidéia postulado por Platão compreenderia uma medicina da alma, capaz de resistir à degenerescência do Estado. No entanto, Platão parece compreender que, enquanto o poder político e o espírito filosófico não correspondem, será impossível resolver o problema da formação do homem grego em sentido socrático e o dos males que afetam a sociedade.
4. O que Platão entende pela sua concepção de Paideia justa?
Platão entendia como se fosse fosse capaz de corrigir as distorções produzidas por poetas e sofistas e de colocar os cidadãos no caminho reto.
5. Narre a alegoria da caverna de Platão e estabeleça algumas relações com a sua concepção de educação filosófica.
Platão criou em sua alegoria uma caverna, na qual permaneciam desde o nascimento homens prisioneiros, estes estavam presos pelo pescoço e pelas pernas contra o murro onde só poderiam ver a parede da caverna. Atrás do