Concep Es De Educa O
Segundo Durkheim, a educação exercerá uma influência significativa sob a nossa vontade, é por meio dela que o indivíduo deixa de ser individual e passa a ser um ser social, ou seja, em suma, a educação tem o papel de socializar e integrar o indivíduo na sociedade. Ele diz também, que a educação é múltipla por cada indivíduo ter sua especificidade na sociedade e única por ser responsável pelo processo de socialização.
Durkheim reflete sob a influência que os adultos exercem sob as crianças: influência de tempo e espaço. Assim, não pode-se universalizar a educação, pois deve-se levar em conta essas influências, cada sociedade tem um sistema de educação próprio e especial, em conformidade com as características culturais de cada contexto histórico-social, cada sociedade é responsável por construir seu ideal de homem:
[...] cada sociedade, considerada em momento determinado de seu desenvolvimento, possui um sistema de educação que se impõe aos indivíduos de modo geralmente irresistível. É uma ilusão acreditar que podemos educar nossos filhos como queremos. Há costumes com relação aos quais somos obrigados a nos conformar; se os desrespeitarmos, muito gravemente, eles se vingarão em nossos filhos. Estes, uma vez adultos, não estarão em estado de viver no meio de seus contemporâneos, com os quais não encontrarão harmonia. Que eles tenham sido educados, segundo ideias passadistas ou futuristas, não importa; num caso, como noutro, não serão de seu tempo e, por consequência não estarão em condições de vida normal. Há, pois, a cada momento, um tipo regulador de educação, do qual não nos podemos separar sem vivas resistências, e que restringem as veleidades dos dissidentes (DURKHEIM, 1955, p. 36).
Concepção de educação para Weber
A educação, para Weber, é o modo pelo qual os homens são preparados para exercer as funções que a transformação causada pela racionalização da vida lhes colocou à disposição.
“A educação sistemática,