CONCEP ES E TENDENCIAS ATUAIS EM PSICOLOGIA DA EDUCA O
CESAR COLL
Segundo Cesar Coll, em seu artigo (as concepções atuais da psicologia da educação), escreve que, a psicologia geral, ainda resiste aos conceitos epistemológicos, de que esta ciência é a única que permite abordar situações educativas de maneira científica e racional; assim também é postulado o comportamento humano que responde a leis, gerais, e pode ser utilizadas na compreensão e interpretação de qualquer atividade das pessoas, de forma generalizada,ou única. Coll prossegue enfatizando que essas concepções, devem ser descartadas dos ensinamentos da psicologia da educação. Essa ciência obedece a diversas vertentes, todas pautadas na psicologia da educação como: psicologia social, psicologia do desenvolvimento, psicologia da aprendizagem, psicologia das diferenças individuais, psicologia genética, psicologia cognitiva, enfim esta ciência tem um leque abrangente nas diferentes áreas do conhecimento, limitando-a, numa visão reducionista, a qual impede da criação de um novo objeto de estudo, assim também de produzir novos conhecimentos da psicologia aos problemas educativos.
César Coll, apud Hunt e Sullivan (1974), escreve e lança as primeiras formulações originais da psicologia da educação como disciplina- ponte,das demais disciplinas já citadas no parágrafo acima. David P. Ausubel, segundo Coll foi também um dos psicólogos que mais contribuiu, para que esta ciência se tornasse disciplina-ponte.
“Concluiremos, então, que a psicologia educacional é, sem a menor dúvida, uma disciplina aplicada, porém não é psicologia geral aplicada aos problemas educativos, da mesma maneira que a engenharia mecânica não é física geral aplicada aos problemas de projetar máquinas, ou a medicina não é biologia geral aplicada aos problemas da diagnose, da cura e da prevenção das doenças humanas. Nessas últimas disciplinas, as leis gerais que se originaram a partir das disciplinas-mãe não se aplicam no terreno dos problemas