Vou fazer cerveja artesanal na panela em casa
"Um dos motivos que me levaram a tentar fazer cerveja na panela foi diminuir a quantidade de cerveja que tenho bebido." Quando disse isso a minha mulher e a alguns amigos, eles meio que riram e acharam contraditório. Um slogan bem usado no meio cervejeiro, inclusive por algumas microcervejarias, é "BEBA MENOS, BEBA MELHOR".
Deu trabalho, mas valeu a pena.
Pretendo beber menos, após fazer minha própria cerveja, pois não pretendo tomar cerveja na rapidez que o brasileiro está acostumado a tomar, especialmente em situações que vão do anual carnaval ao semanal churrasquinho. Eu as batizei de “brazilian corn beer” :)
Fato é que as scóis, squins, bramas e antarticas que dominam o mercado de cerveja em nosso país não são dos melhores representantes desta nobre bebida, cuja origem remonta à antiguidade.
Sim, as cervejas comerciais, cujas propagandas costumam dizer que
"quanto mais gelada, melhor", são, ao contrário das cervejas artesanais, acrescidas de absurda quantidade de milho.
Em resumo, e para não parecer um "beer chato", o milho barateia o custo das cervejas comerciais, aumentando astronomicamente os lucros dos grandes conglomerados cervejeiros mundiais, ao passo que torna a cerveja brasileira (aqui chamada de pilsen) bem suave e fácil de beber. Mas não sejamos radicais, o milho (assim como o arroz) pode também ser usado pelo cervejeiro caseiro, pois contém açúcares fermentáveis, e não aumentam o
corpo da cerveja, ajudando a criar uma bebida bem refrescante. Pretendo fazer uma Cream Ale logo, utilizando uns 20% de milho rsrs.
Chimay Blue - uma delícia feita por monges trapistas na Bélgica.
Pretendo beber menos, após fazer minha própria cerveja, pois não pretendo tomar cerveja na rapidez que o brasileiro está acostumado a tomar, especialmente em situações que vão do anual carnaval ao semanal