CONCEP ES DE EDUCA O AMBIENTAL NA MIDIA E EM PRATICAS ESCOLARES
O texto em analise visa estudar os tipos de Educação Ambiental mais comuns, nas práticas escolares pedagógicas, bem como, em materiais da mídia, para tanto o autor escolheu três categorias: conservadora, pragmática e crítica.
É importante salientar que não existe uma concepção única sobre educação ambiental, embora, exista a consciência da urgência de se mudar as políticas ambientais, fatores históricos, políticos, econômicos e até culturais, influenciam na caracterização da abordagem e das práticas utilizadas.
A categoria Educação Ambiental Conservadora, tem uma visão mais romântica, e tenta conscientizar a população, mostrando os benefícios que a conservação da natureza pode trazer, apresentando os problemas ambientais mais aparentes e tirando o enfoque das causas.
A categoria Educação Ambiental Pragmática, visa adequar o desenvolvimento econômico, ao uso sustentável dos recursos, o chamado desenvolvimento sustentável, através da criação de leis preestabelecidas.
A Educação Ambiental Crítica, propõe a constituição de uma ação educativa orientada para a transformação das estruturas econômicas, políticas e sociais vigentes, e pelo enfoque educativo é a utilizada no contexto escolar, já que, incentiva um conhecimento ambiental mais reflexivo e participativo.
Baseado nessas três categorias o autor analisou métodos como: programas educativos na televisão, capas de revista e um projeto de intervenção, em todos é possível encontrar características das três categorias, porém, com prevalência em uma delas, ele concluiu, que a utilização de uma delas exclusivamente, não alcança o objetivo maior, de educar de forma reflexiva e participativa.
Por fim fica claro que, quando se fala em Educação Ambiental em contexto escolar, se faz necessário, além da criação de um link entre as categorias, adequar a didática e conteúdos abordados a realidade da escola e de sua clientela.