Conceitos Gerais De Marketing
Para compreender a função de marketing, precisamos entender certos conceitos e tarefas, assim como tendências atuais.
- Necessidades, Desejos e Demandas: O profissional de marketing deve tentar entender as necessidades (recursos humanos básicos), os desejos e as demandas do mercado-alvo. O papel deste profissional é então influenciar o individuo/sociedade (ao qual está inserida) a satisfazer o seu desejo, atentando-se ao poder de aquisição e a disposição do individuo/sociedade de realmente adquirir o bem ou serviço. O profissional de marketing precisa descobrir mais a fundo a real necessidade do individuo/sociedade. Podemos distinguir cinco tipos de necessidade:
1. Necessidades declaradas (o cliente quer um carro econômico).
2. Necessidades reais (o cliente quer um carro cujo custo de manutenção seja baixo, e não o seu preço inicial).
3. Necessidades não declaradas (o cliente espera um bom atendimento por parte do revendedor).
4. Necessidades de ‘algo mais’ (o cliente gostaria que o revendedor incluísse um computador de bordo).
5. Necessidades secretas (o cliente quer ser visto pelos amigos como um consumidor inteligente). Responder apenas à necessidade declarada pode não ser o bastante para o cliente. Muitos clientes não sabem o que querem em um produto. Como disse Carpenter, “simplesmente dar aos clientes o que eles querem já não basta – para obter vantagem competitiva, as empresas devem ajudar os clientes a descobrirem o que querem”. Antigamente, ‘responder às necessidades do cliente’ significava estudar as necessidades dele e fazer um produto que atendesse, na média, a tais necessidades; no entanto hoje, algumas empresas respondem às necessidades individuais de cada cliente.
- Mercados-alvo, posicionamento e segmentação: Uma empresa raramente pode satisfazer a todos em um mercado. Portanto os profissionais de marketing primeiramente dividem o mercado em segmentos. Após examinar diferenças demográficas, psicográficas e