Introdu o do Direito Historia
DIREITO – 1ª SÉRIE
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO – HISTÓRIA
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
DESAFIO
Cássio Leonardo Gomes RA 1299111944
Rio grande – RS
Abril 2015
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de uma ATPS – Atividade Prática Supervisionada – um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem. Esta atividade é apresentada em etapas e, entre outros objetivos, visa:
Favorecer a autoaprendizagem do aluno;
Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo seu aprendizado;
Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo;
Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas para o exercício profissional;
Promover a aplicação da teoria na solução de situações que simulam a realidade e,
Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.
Assim, no desenvolvimento desta ATPS, solucionando o desafio proposto, serão apresentadas as etapas e os passos percorridos. Sendo que o desafio proposto é a elaboração de Pareceres: analítico e crítico.
ETAPA 1
As Principais Diferenças entre Direito Natural e Direito Positivo
Com base nas leituras realizadas verificamos a necessidade de abordar a História do Direito e a sua definição, antes de abordarmos Direito Natural e Direito Positivo. Assim, descobrimos que na Grécia Antiga tivemos o marco inicial, com os grandes pensadores: Sócrates, Aristóteles e Platão que formaram a sociedade pensante grega, e posteriormente com influência de Roma que codifica e positiva os pensamentos relacionados ao Direito, surgiu os primeiros indícios do direito humano. Surgiram acontecimentos históricos que colaboraram para construção do direito e a evolução histórica: foi assinado o acordo da Magna Carta em 1215 por João sem Terra, destinado a delimitar poderes da Monarquia na Inglaterra, garantindo algumas condições de liberdade política e justiça, com o intuito de proporcionar garantias e normas exclusivas aos senhores feudais