Revis O Bibliogr Fica Sobre O Conceito De Valor Em Marketing
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O
CONCEITO DE VALOR EM
MARKETING
Rafael Piloto
Conceito de valor em marketing
INTRODUÇÃO
A
presente
revisão
envolveu
consulta
de
artigos
científicos
disponibilizados pelo docente, que abordam o conceito de valor no marketing. A pesquisa concentrou-se em publicações direcionadas ao conceito de marketing e o conceito de valor para o cliente.
A revisão destaca os aspetos do marketing em geral para vários autores e a sua evolução ao longo do tempo, e o surgimento do “valor” nesta área.
Foi tempo que a maior e mais eficaz produção, de modo a reduzir o preço, era
o
melhor
marketing.
Várias
e
enormíssimas
organizações
monopolizaram vastas áreas de mercado através desta estratégia.
No entanto, com o aparecimento de cada vez mais empresas e grandes organizações, a maior educação e maior poder do compra dos cidadãos, a única forma de atingir os objetivos de vendas é dar ao consumidor algo que ele valorize tanto que esteja disposto a dar algo em troca para o obter. É este desenlace que levou muitos académicos a estudarem o consumidor, o produto e estabelecer uma relação entre eles, surge o marketing e várias teorias de como aproximá-los de tal forma que todos os intervenientes nas transações fiquem satisfeitos.
Rafael Piloto
2
Conceito de valor em marketing
1. CONCEITO DE VALOR EM MARKETING
Nos anos 50 surgiu um novo ambiente de negócios, onde o mercado era caracterizado por consumidores mais informados, com um maior nível de educação e com um maior poder de compra (Weeks & Marks, 1969). Não interessava o que a empresa conseguia produzir, mas sim, o que é que os consumidores queriam que esta produzisse, a atenção já não podia estar na empresa, mas sim, no mercado (Keith, 1960).
Kotler (1972) vê o marketing como a tarefa disciplinada da criação e oferta de valores para os outros para a fim de atingir uma resposta desejada.
Marketing consiste em ações realizadas por indivíduos para provocar uma resposta noutros em