Marketing público
O Marketing Público é um conceito muito recente em nosso país, como conseqüência é uma prática pouco utilizada dentro dos moldes formais do marketing estratégico.
Infelizmente, o próprio conceito de marketing tem sido errônea e insuficientemente interpretado e utilizado por uma gama de organizações públicas e privadas. O marketing, no conceito popular, tem muitas vezes sido compreendido e praticado como instrumento de superficialidade, engano e trapaça, porém o seu significado mais correto é: toda atividade dirigida a satisfazer as necessidades e desejos da sociedade, e não do mercado. Ou seja, o marketing público, deve incluir também as pessoas sem poder aquisitivo.
Marketing Público
Quando se fala de marketing público não estamos a referirmo-nos ao marketing político protagonizado pelos partidos políticos e que tem como objetivo a eleição dos seus militantes e o poder. Estamos a falar de metodologias que se podem desenvolver para comunicar aos cidadãos as políticas definidas pelos governantes e que se pretende que sejam bem acolhidas e apoiadas pelos cidadãos eleitores. A comunicação externa e as estratégias eleitorais, desenvolvidas principalmente durante o período de campanhas políticas, fazem, de fato, parte do processo do marketing público, contudo, precisam ser vistas como conseqüências de uma filosofia de gestão integrada e sustentável que visa à arte do bem governar e o bem estar da sociedade como a razão de ser do governo democrático.
O Marketing Público abrange todas as esferas da sociedade incluindo, processos de análise e gestão, desenvolvimento de infra-estrutura, capacitação de servidores e da sociedade, atração de investimentos e promoção da imagem e cultura local destacando o diferencial dos atributos existentes. O objetivo maior é a identificação de necessidades e satisfação da sociedade através da plena qualidade de vida nos âmbitos econômico, social, tecnológico e político.
O