Marketing público
Tema: Conceitos centrais de marketing, tipos de mercado, aplicações de marketing e filosofia da administração de marketing.
Objetivo: O aluno será capaz de expor os conceitos centrais de marketing, listar as filosofias da administração de marketing e distinguir as diversas orientações da empresa.
1- Conceito centrais de marketing
Na visão de Kotler, os conceitos centrais de marketing podem ser explicados pelos seguintes termos: necessidades, desejos, demandas, produtos, valor, satisfação, qualidade, troca, transações, relacionamentos e mercados. Todos estão interligados cada um se baseia no anterior
[pic] [pic]
1.2- Necessidades e desejos Humanos
Sobre as necessidades humanas vale mencionar sua propriedade em relação a ciências econômicas que define como problema econômico fundamental a relação entre recursos produtivos e as necessidades humanas. Para está ciência a base do problema econômico consiste no fato de que as necessidades humanas são ilimitadas e os recursos produtivos escassos.
Do ponto de vista do marketing, kotler (1998, p.3) entende que as necessidades humanas são estados de carência, não é algo produzido pelo marketing ou pelos profissionais de marketing faz parte da natureza humana.
As necessidades podem ser coletiva ou individual. A individual são necessidades isoladas de cada ser humano e as coletivas são as que se manifestam por um grupo de pessoas.
Com relação às necessidades é importante também fazer referência à teoria de Maslow sobre a hierarquia das necessidades humana. Segundo este autor as necessidades humanas são divididas em cinco categorias, conforme a figura abaixo.
[pic]
As necessidades fisiológicas estão na base da hierarquia. As pessoas procuram satisfazê-la antes de se preocupar com as de nível mais elevado. Em qualquer ponto da hierarquia uma necessidade precisar ser atendida antes que a necessidade de nível fique em