Conceitos de rh
Karina Pereira Pinto
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Rio de Janeiro
2010
1 – HEADHUNTER
Literalmente, significa ‘caçador de cabeças’, e a expressão remete à selvageria das tribos que cortavam e encolhiam as cabeças de seus inimigos vencidos, para guardá-las como troféus. O Headhunter é um caçador de talentos, ou um especialista em recrutamento que vai em busca de grandes potenciais a fim de encontrar a pessoa certa para ocupar um importante cargo na empresa que contratou seus serviços.
Eles são contratados por uma empresa para procurar dentro do mercado de trabalho os melhores executivos e profissionais pré-definidos que são destaque no mercado de trabalho. Isso é feito através de notícias na imprensa, ou nos balanços das melhores empresas, ou através da indicação de um profissional que o headhunter já conhece.
A partir desses contatos, o headhunter cria uma espécie de banco de talentos. Isso pode ocorrer de maneira sigilosa ou não. Não existe uma formação ou uma maneira pré-estabelecida para se tornar um headhunter, já que as habilidades necessárias para o desempenho da função são resultados de experiências próprias, capacidade de negociação e uma ampla rede social, podendo assim selecionar um candidato e ofertar uma vaga. A ampliação das redes sociais dos headhunters ocorre de maneira natural, já que os profissionais que esão no mercado sabendo da existência deste procuram se aproximar e estabelecer vínculos que poderão lhe proporcionar um bom emprego no futuro. Para usar o serviço de um headhunter, é preciso se sobressair profissionalmente. É o headhunter que sai em busca de uma boa cabeça profissional, e não o contrário. Os headhunters acreditam que uma das coisas mais interessantes da profissão é que eles não vendem nada, apenas ofertam oportunidades exepcionais, fazendo com que o seu trabalho seja muito reconhecido.
2 – EAD
O EAD é um processo educativo em que a aprendizagem