Conceitos de qualidade
Após leitura da situação-problema 1, definimos como problema a falta de certificações por parte da empresa e conhecimentos. Porém, após início dos estudos, identificamos como real problema a falta de formalização na gestão da qualidade. Para resolver essa questão o grupo tomou como base de pesquisa, estudar o conceito de qualidade, as dimensões da qualidade, seu controle, princípios de Deming, o ISO e o FNQ.
2. Fundamentação Conceitual
Para inicio do nosso estudo, começamos pesquisando sobre a definição pura de qualidade. Segundo Grifo (1994), podem-se identificar cinco abordagens principais para definição da qualidade: a transcendente, a por produto, a baseada no usuário, a baseada na produção e a baseada no valor.
i) na visão transcendente, qualidade é sinônimo de “excelência inata”, é absoluta e universalmente reconhecível, uma marca de padrões irretorquíveis e alto nível de realização. Porem proporciona pouca orientação pratica. ii) por produto: as definições baseadas por produto são bastante distintas, vêem a qualidade como uma variável precisa e mensurável. Esta abordagem confere uma dimensão hierárquica a qualidade, ou seja, os produtos são classificados de acordo com a quantidade do atributo desejado por eles possuído. iii) Qualidade baseada no usuário: visão pessoal da qualidade, altamente subjetiva. Ou seja, produtos que atendem melhor a necessidade do cliente sejam os que eles acham de melhor qualidade. iiii) Produção: Definições baseadas na produção concentram-se no lado da oferta da equação e se interessam basicamente pelas praticas relacionadas com a engenharia de produção. Um produto que seja mal feito ou não confiável proporcionará menos satisfação ao cliente. iiiii) Baseado em valor: definem qualidade em termos de custo e preço, assim, um produto de qualidade é um produto que oferece um desempenho ou conformidade significa normalmente, exatidão e cumprimento dos prazos.
Outro fator estudado foram as dimensões da qualidade.