A etica e o perfil do profissional
ALLANA CRISTINA SOUZA DE AQUINO
FERNANDO DANTAS FERREIRA
THIAGO MOURA DE OLIVEIRA
CONHECIMENTOS VOLTADOS Á ÉTICA E O PERFIL DO PROFISSIONAL DE ADMINISTRAÇÃO
SÃO MIGUEL DO ARAGUAIA - GO
2010
ALLANA CRISTINA SOUZA DE AQUINO
FERNANDO DANTAS FERREIRA
THIAGO MOURA DE OLIVEIRA
CONHECIMENTOS VOLTADOS Á ÉTICA E O PERFIL DO PROFISSIONAL DE ADMINISTRAÇÃO
Trabalho apresentado a disciplina de Seminário Introdutório do Curso de Bacharelado em Administração da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR sob a orientação dos Professores Dirceu Casagrande e André Berto.
SÃO MIGUEL DO ARAGUAIA – GO
2010
INTRODUÇÃO
Com o aumento da competitividade nas empresas e nas atividades individuais, a prática da administração não pode se basear apenas em carisma ou intuição, mas deve legitimar-se por conhecimento e competência técnica. A administração é um fator variável, sofre um processo de mutação constante, para se adaptar, enquadrar, à necessidade não só dos nossos dias, como também para o futuro. O que é tido certo, hoje, daqui a um mês já pode estar errado.
A empresa é o retrato de seu líder, é o reflexo de suas ações. Se o líder for organizado, for criativo a empresa também assim o será. A empresa depende diretamente de seus líderes, para ela crescer seus líderes têm de crescer primeiro. E para uma empresa permanecer viva deve estar em crescimento permanente. O que normalmente impede as empresas de crescer são os hábitos e costumes de seus líderes, o que certamente ocasionará a “morte” da empresa. Esses hábitos e costumes devem ser reavaliados pelos líderes, para que possam administrar com maior convicção, mas o mais importante do que reavaliar os costumes e hábitos é o desejo e comprometimento com a mudança.
A profissão de Administrador implica em compromisso moral com o indivíduo, cliente, empregador, organização e com a sociedade, impondo deveres e responsabilidades.