contabilidade
O PERFIL ÉTICO DO PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE
•
Mestrando em Controladoria e Contabilidade na FEA/USP
(Nota: Agradecimento especial a todos os estudantes de
Contabilidade que contribuíram para a realização da pesquisa) Resumo
O trabalho tem como proposta possibilitar a que a classe contábil possa refletir em seu dia-a-dia sobre a questão ética sem perder de vista a valorização profissional. Num outro enfoque, relata a história e origem da ética seu significado etimológico e alguns conceitos. Trata, ainda, sobre o exercício profissional do contabilista, compatível com sua responsabilidade de forma a manter a confiabilidade nas informações que produz, garantindo à profissão maior valorização profissional e social, com perspectivas futuras.
Como referência, revela o resultado de uma pesquisa realizada em Belém/PA, a partir de uma amostra de 24% de contadores atuantes e registrados.
Finalmente, o trabalho discute o futuro da profissão com base na globalização, entendendo que esse profissional deve estar sintonizado com a realidade de seu dia-a-dia.
Edgar de Lima Silva é Professor da UFPA
-
Mestrando em Controladoria e Contabilidade pela USP/SP
O Perfil Ético do Profissional da Contabilidade - um enfoque prospectivo
2
Aspectos introdutórios
Desde os tempos mais remotos, a humanidade sempre procurou organizar-se em grupos, tribos, e outras formas coletivas que pudessem representar um determinado segmento social. Sua organização se se concentrava em premissas comuns vinculadas a um determinado objetivo, procurando, na medida do possível, estabelecer regras que viessem convergir a um bom relacionamento entre seus pares mantendo um padrão comportamental compatível com seus anseios sociais.
Se voltarmos no tempo, historicamente iremos verificar que dentre essas regras, sua aplicabilidade nem sempre se dava de maneira pacífica, o que
propiciava