Conceitos de praça em marketing
Planejamento da Distribuição
As decisões de Ponto/Praça no Mix de Marketing referem-se aos fatores de distribuição, ou seja, a função de levar os produtos até os clientes. A distribuição geralmente é o mais diferenciado e o menos entendido de todos os componentes do composto de marketing: ela também é o componente menos suscetível a uma mudança e o mais provável que bloqueie uma estratégia de entrada bem-sucedida em mercados globais, nos quais os canais são maiores e os problemas de logística se multiplicam. O canal eficiente e as estratégias de logística começam com uma compreensão das estruturas de canal disponíveis, fluxos, funções, valores e custos da forma como se relacionam às necessidades do cliente e aos objetivos e recursos da companhia.
A importância dos canais de distribuição
As diferentes empresas que compõem o canal proporcionam utilidade de tempo, de lugar e de posse para os compradores. Segundo Semenik e Bamossy (1995), as utilidades de tempo, lugar e posse são definidas como:
• De tempo: refere-se à satisfação que os clientes obtêm de ter um produto disponível no momento em que ele é desejado;
• De lugar: proporciona satisfação pelo fato de os produtos estarem localizados onde os consumidores podem adquiri-los com facilidade;
• De posse: ocorre quando os intermediários do canal prestam serviços de modo tal que os clientes possam adquirir e usar os produtos com o menor número possível de obstáculos.
Para que estas condições sejam atendidas, tanto os fabricantes quanto as empresas que compõem o canal de distribuição, têm que ser flexíveis quanto ao prazo de entrega, se possível tendo todos os produtos de pronta entrega, ou entrega programada. Quanto ao local, seria ideal no ponto de vista do cliente a existência de muitos espalhados pelo território nacional. É importante afirmar que para o cliente o ideal seria um prazo de pagamento alongado, com aprovação de cadastro imediato, entrega sem