Bruna
O filme A Missão inicia-se mostrando a crueldade e ignorância de uma tribo indígena que vivia nas matas de difícil acesso na América do Sul no século XVIII, pois tinham matado um padre que tentava catequizá-los, mas não faz nenhuma referencia se os índios queriam e se precisavam, pois estes já tinham cultura, religião e trabalho.
Como a intenção da igreja católica era de catequizar e ensinar estes povos foi enviado outro padre que ao chegar perto da tribo quase foi morto, mas aos poucos ganhou confiança e respeito dos índios.
Nesta época tinham muitos mercenários que saiam à captura de índios para os venderem, Rodrigo Mendonza era um deles e já tinha atacado e capturado muitos índios, porém após ter matado seu irmão por conta de uma mulher: Carlotta, isolou-se, entretanto o padre das missões vai visitá-lo e o convida para ajudá-lo, ele aceita, mas vai pagando penitencia até chegar à tribo, lá, porém recebe o perdão de todos os índios que o reconheceram e mais tarde tornou-se um jesuíta e defensor desta tribo.
O filme deixa bem claro a influencia que os índios vão tendo dos jesuítas, muitas cenas mostram fazendo os instrumentos musicais, cabanas para morarem, igrejas, plantações, passam a cultuar os santos católicos, louvarem em corais, aos poucos vão aprendendo o idioma dos brancos, tendo aulas religiosas perdendo aos poucos a sua identidade.
As terras chamadas de sete povos das missões onde estes índios viviam eram prósperas e os portugueses e espanhóis estavam de olho por isso sempre entravam em conflitos com os jesuítas que os defendiam. Entretanto a igreja católica abriu mão destas terras, porém os jesuítas não quiseram deixá-la e ficaram do lado dos índios e ambos lutaram com todas as suas forças e armas, com isso aconteceu uma carnificina de índios e jesuítas e muitas crianças foram mortas sem culpa alguma tudo isso por causa das terras.
O filme inicia mostrando a crueldade dos índios e termina com a crueldade dos portugueses e