Trabalho de marketing
O “P” de “praça” também é conhecido como ponto-de-venda é descrito por alguns autores pesquisados como sendo uma rede organizada de órgãos e instituições que, de forma combinada, executam todas as funções necessárias para ligar os fabricantes aos usuários-finais (clientes) afim de realizar a tarefa de marketing. De uma forma resumida distribuição em marketing significa disponibilizar o produto ou serviço ao cliente da forma mais fácil e conveniente para que ele seja adquirido.
Outro conceito mais atual de praça são os ambiente ou lojas virtuais, porque é ali que os produtos vão estar disponibilizados aos clientes. Segundo Toledo, Aigawa e Rocha (2006) seguindo uma complementação de Las Casas, identificamos que
Praça, portanto envolve decisões sobre canais de distribuição, sortimento, localização de lojas, estoque e transportes de produto. Las casas (1992) considera o aspecto da praça como uma das decisões mais importantes na estratégia dos 4 P´s. Segundo o autor,o ponto de venda (praça) deve estar em uma posição estratégica que considere os consumidores e a concorrência.
Podemos claramente perceber que o terceiro “P” do marketing que é a “praça” e o elemento com um grau de importância superior aos outros 3 porque o produto ou serviço tem que estar em locais estrategicamente pensados para que o cliente tenha o maior conforto e facilidade possível de adquirir o produto quando desejá-lo.Define que a distribuição segundo Dias (2006, p.126)
É o fluxo de bens e/ou serviços de um produtor a um consumidor ou usuário final. O objetivo da distribuição é fazer o produto chegar ao ciclo de venda (que abrange desde a saída do vendedor para a abordagem inicial do cliente até o eventual pos-venda) de maneira rápida, segura, pontual e lucrativa para a empresa vendedora e de maneira acessível, confiável, pontual e segura para o cliente.
Para as empresas a distribuição e os pontos de vendas de seus