Conceitos de negociação
Ao depararmos diante das necessidades encontradas nos diversos papéis que enfrentamos em nosso cotidiano, seja na vida familiar, financeira, profissional, acadêmica, ou até mesmo na saúde, a negociação torna-se uma ferramenta vital, muito utilizada de maneira formal ou informal, diante das adversidades que enfrentamos. Selecionamos conceitos de alguns autores influentes, onde fazem a concepção de um melhor ideal nesse processo de comunicação.
Segundo Mello, José Carlos Martins F. de (Consultor Sênior da Valor Agregado Consultores Associadosvor Fiat), negociação é:
“Um processo social utilizado para fazer acordos e resolver ou evitar conflitos. É utilizada quando as partes interessadas desejam estabelecer regras de relacionamento mútuo ou quando desejam mudar as regras de um acordo já existente.”
Com esta visão, o autor ressalta a importância de uma boa comunicação, a fim de fazer prevalecer um bom relacionamento entre ambas as partes, estabelecendo regras, e desenvolvendo ações que contribuirão para um bom convívio.
De acordo com o conceito de Sebenius, James K. Gordon Donaldson (Professor de Administração de Empresas na Harvard Business School), “Negociar é a possibilidade de se fazer algo melhor por meio de uma ação conjunta”.
Neste conceito, visualizamos que há grande possibilidade de chegar a um acordo mútuo, embora seja relativo ao tipo de negociação. Uma “ação conjunta" citada pelo autor requer grande capacidade de ambos em saber ouvir e ter uma visão expansiva do ponto de vista do outro.
Porem para Faganelo, Mauricio (Prof. Universitário) e Machado, Luiz Henrique Mourão (Prof. Universitário), “Negociar é uma arte, uma troca de valores, é um processo por meio do qual, duas ou mais partes com objetivos diferentes procuram um acordo que as satisfaça, podendo ser uma relação de compra e venda, ou não.”
Mais uma vez vemos que para entender um processo de negociação, é preciso saber o ponto chave em qual objetivo se pretende