Conceitos básicos da psicologia organizacional
A Psicologia organizacional consiste em compreender o comportamento e as emoções das pessoas dentro das organizações para melhor geri-las, otimizar o que as pessoas tem de melhor para o bem da organização, utilizado como objeto de análise a mente e o comportamento, observando como as pessoas resolvem seus problemas dentro de seu ambiente de trabalho.
Seu principal objetivo é aprofundar- se no estudo do homem que trabalha de forma menos generalizada. Pois as pessoas não são réplicas uma das outras e não respondem a mesma forma a um padrão de tratamento.
As variáveis dependentes do comportamento organizacional estão relacionadas a Funções ou cargos; Trabalho; Absenteísmo; rotatividade; produtividade; desempenho humano e administração.
Habilidades de um Líder
O sucesso de um líder depende mais do seu desempenho e da forma como lida com pessoas e situações do que de sua personalidade. Depende daquilo que ele consegue fazer e não daquilo que ele é. Tal desempenho é o resultado de algumas habilidades que o líder possui e utiliza; Tal habilidade é a capacidade de transformar conhecimento em ação que resulta em um desempenho desejado.
As três habilidades mais importantes para um administrador são:
Habilidade Técnica: Relacionada ao fazer o trabalho com “coisas” ou maquinas como processos materiais ou objetos físicos e concretos;
Habilidade Humana: Relacionada com a capacidade de trabalhar com pessoas, a facilidade de relacionamentos e com isso obter bons resultados;
Habilidade Conceitual: Relaciona com a capacidade de trabalhar com as ideias, conceitos e teorias, consiste na visão da organização como um todo.
Condicionamento de comportamento
Existem 3 teorias que explicam o processo pelo qual adquirimos padrões de comportamento.
Condicionamento Clássico: alguma coisa acontece e nós reagimos de uma determinada maneira. Esta reação é causada por um evento específico e identificável.
Condicionamento operante: