Psicologia Organizacional
1. Qual o auxílio da Psicologia Organizacional para a Administração?
Psicologia é a ciência do comportamento humano e da cognição, da emoção e da motivação.
Psicologia Clínica – Lida com as desordens emocionais e problemas psicológicos.
Psicologia Organizacional – Compreende e intervêm em relação a fenômenos e processos relativos ao mundo do trabalho e das organizações. Explora, analisa, compreende e interagem as múltiplas dimensões que caracterizam as pessoas, grupos e organizações.
Posso concluir que o auxílio da Psicologia Organizacional para a Administração é importante para o estudo do comportamento das pessoas e que nós gestores vamos ser mais capacitados para os desafios do dia-a-dia de uma organização sempre relevando as emoções e motivando os sujeitos na mesma.
2. Qual o objeto de estudo da Psicologia Organizacional?
A Psicologia tem como foco o estudo do ser humano com o objetivo de orientar conforme a teoria ou abordagem a ser utilizada.
Exemplos:
Comportamentalista – comportamento humano
Psicanalista - Inconsciente
Outros: consciência humana; centrada na pessoa.
A Psicologia colabora com o estudo da subjetividade: é essa a sua forma particular específica de contribuição para a compreensão da totalidade da vida humana.
3. Qual o conceito de Personalidade?
Conceito: Conceito dinâmico que descreve o crescimento e o desenvolvimento de todo sistema psicológico de um individuo. É a organização dinâmica interna daqueles sistemas psicológicos do individuo que determinam o seu ajuste individual ao ambiente. É como a soma total das maneiras como uma pessoa reage e interage as demais.
Segundo Robbins alega que a personalidade de um sujeito molda o comportamento, reajustando individualmente para o ambiente. 4. Qual a importância da Comunicação interna nas organizações?
A Comunicação Interna é responsável por fazer circular as informações, o conhecimento, de