Zero absoluto
Este relatório tem como objetivo transmitir a experiência adquirida em sala de aula com o documentário Zero Absoluto: A conquista do frio, que foi passado aos alunos do 2º A MeioAmbiente no dia 01 (um) de Dezembro de 2012 (Dois mil e doze).
Documentário que acompanha o trabalho dos cientistas, a partir do início do século XX, para chegar ao Zero Absoluto,273º Celsius abaixo de zero, o limite teórico inferior da escala, uma temperatura que continua experimentalmente inatingível. Uma ótima oportunidade para conhecer ou recordar as leis datermodinâmica.
Resumindo de forma prática, o zero absoluto é a temperatura mais baixa possível que se pode alcançar com qualquer substância, pois quando ela atinge essa temperatura de resfriamento, o grau deagitação das moléculas é praticamente zero. Por fazer as moléculas terem o seu grau de agitação muito próximo a 0 que essa temperatura e considerada a máxima de resfriamento. A teoria consiste nisso,porém na prática atingir esse valor é difícil.
Desenvolvimento:
Ar-condicionado, refrigeração e supercondutividade são apenas algumas das formas em que a tecnologia deu uso ao frio. Mas o que é frio, como se produz e o quão frio pode ficar? Este documentário explora essas e outras facetas da conquista do frio pelo Homem. O programa acompanha a busca do frio desde o pai improvável do ar-condicionado, um mago da corte do Rei James I de Inglaterra no século XVII, até aos cientistas de hoje, pioneiros da super-computação quântica próxima do zero absoluto, o extremo final do frio que se situa nos -273,15º C.
Depois que o homem descobriu o fogo, e passou a dominar o calor tivemos uma grande evolução, eessa geralmente é vista como o maior triunfo da civilização. Mas qual é o oposto de calor? O frio! E se o homem também tivesse o domínio sobre o frio, poderia ser uma nova evolução no modo de viver.Atualmente temos geladeiras, ar-condicionado, refrigeração,