Conceito negociação
O objeto da Arte das Organizações é o de construir, adaptar, reformular e solidificar Organizações. Não basta apenas construir a Organização – conjunto articulado de pessoas, métodos e recursos materiais, balizado por um conjunto de imperativos determinantes (cultura, crenças e valores). É preciso adaptá-la ao meio externo, fazê-la ajustar-se ao meio no qual está inserida. Mas, afinal o que é uma organização?
Pode-se definir organização como um tipo de Associação em que indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão entre si relacionados por um sistemático estabelecimento de objetos e consecuções mutuamente aceitos. As organizações caracterizam-se por:
1. Divisão do trabalho, do poder e das responsabilidades de comunicação; 2. Presença de um ou mais centros de poder que controlam os esforços e os dirigem até seus fins; 3. Substituição de pessoal e alocação correta dos mesmos conforme suas características e habilidades.
As organizações possuem também, algumas semelhanças:
1. Tamanho – As organizações são entidades em escala; Um grupo pode sentar-se em torno de uma mesa. uma organização não. 2. Complexidade - Tarefas específicas, interligadas tornando a organização complexa. 3. Consciente Racionalidade – Está implicitamente contida na compreensão de organização, pois envolve a adaptação do comportamento individual aos objetivos organizacionais. 4. Presença de Objetivo – Não há razão de existir se uma organização não estabelecer objetivos, portanto a consecução de objetivos previamente estabelecidos e aceitação mutua dos mesmos, é fator para continuidade da organização.
Portanto se organização é um conjunto de pessoas com tarefas preestabelecida, objetivando alcançar um fim., entende-se que organização é também um sistema. Então a definição mais clara para organização é: Sistema aberto e dinâmico, identificado por