conceito epidemiologia
DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA
COMPONENTE CURRICULAR: SAÚDE COLETIVA E EPIDEMIOLOGIA
DOCENTE: ALIDIANNE FÁBIA
Evolução conceitual e importância da epidemiologia.
Mateus Leite Tavares de Lavôr
132660237
Araruna – PB
Abril – 2014
Evolução conceitual e importância da epidemiologia.
O primeiro registro da epidemiologia situa na Grécia antiga com Hipócrates que pretendia atribuir causas ambientais as doenças, ao longo do tempo a evolução deste conceito passou a ser relacionado com mudanças no modelo científico. No século XVII foi introduzido o método quantitativo e no final do século XIX os conceitos de ambiente e abordagem numérica, para melhor compreensão dos problemas de saúde pública, foram introduzidos. Mas apenas no século XX foi consolidada como disciplina científica. Durante sua evolução, o surgimento de computadores trouxe grande desenvolvimento para esta área.
Voltada para a compreensão do processo saúde-doença no âmbito de populações, através do estudo da ocorrência de doenças em populações humanas e os fatores determinantes destes padrões. A epidemiologia preocupa-se com o desenvolvimento de estratégias para ações voltadas para promoção de saúde, sendo um importante instrumento para o desenvolvimento de políticas de saúde.
A epidemiologia é o estudo da distribuição, dos determinantes, da frequência e dos eventos relacionados à saúde em populações e a aplicação desse estudo utilizado no controle de problemas de saúde. Essa distribuição diz respeito ao padrão de ocorrência dos eventos referentes ao processo saúde doença, sendo o tempo, o lugar e a pessoa. Os determinantes são as causas e os fatores que influenciam este mesmo evento.
Portanto tem como objetivo a melhoria das condições de saúde da população humana, demonstrando o vínculo dessa ciência com a assistência completa à saúde, ocupando um papel de destaque na