CONCEITOS DE SAÚDE EM EPIDEMIOLOGIA
O trabalho a ser apresentado na disciplina de Reconhecimento Profissional em Saúde aborda conceitos e definições de Saúde em Epidemiologia e um mapa conceitual baseado em suas definições.
CONCEITO DE SAÚDE EM EPIDEMIOLOGIA
Um indicador de saúde tem como propósito refletir a situação de saúde de um indivíduo ou de uma população. Um exemplo de ilustrativo é a definição de saúde proposta pela OMS como: “...O estado completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença...” São exemplos de indicadores de saúde de um indivíduo a medida da pressão arterial, o resultado do exame de baciloscopia do escarro, o índice de Apgar, a capacidade de caminhar sem auxílio por 100 metros, assim como a avaliação do próprio estado de saúde.
SAÚDE PARA A ONU
Em 1948, a OMS assumiu a responsabilidade pela Classificação Internacional de Doenças, que se tornou o padrão internacional para fins clínicos e epidemiológicos. Entre 1952 e 1964, os esforços da OMS já haviam reduzido a prevalência global de bouba – deficiência física que afligia cerca de 50 milhões de pessoas em 1950 – em mais de 95%. Entre 1967 e 1979, os esforços da OMS levaram à erradicação da varíola – única vez em que uma das principais doenças infecciosas foi completamente erradicada. Desde que a sua Iniciativa Global de Erradicação da Pólio foi lançada em 1988, até 2006, o número de casos foi reduzido em mais de 99% – de 350 mil por ano para menos de dois mil.
Funcionários da OMS estão trabalhando em 147 países. Eles aconselham os ministérios da saúde sobre questões técnicas e prestam assistência na prevenção, no tratamento e na assistência em todo o setor da saúde. Seis escritórios regionais da OMS coordenam e apoiam esses esforços, dando especial atenção à adaptação global de políticas relacionadas ao HIV/AIDS para atender às necessidades específicas de cada região – por exemplo, na África Subsaariana, a epidemia é largamente difundida por relações sexuais heterossexuais,