Epidemiologia Historia
Uma análise histórica situa os primeiros registros da Epidemiologia na Grécia antiga com Hipócrates que pretendia atribuir causas ambientais às doenças. Ao longo dos séculos, a evolução do conceito de causalidade passou a se relacionar com mudanças no paradigma científico. No século 17, em Londres, o método quantitativo foi introduzido na Epidemiologia, mas apenas no final do século 19 os conceitos de ambiente e de abordagem numérica na compreensão dos problemas de Saúde Pública.( Freezer 2008)
Esse foi um período muito rico no estabelecimento de novos conceitos e sistematizações na metodologia epidemiológica. No início do século 20, a Epidemiologia foi consolidada como disciplina científica, é o aparecimento dos computadores, no período do pós-guerra, trouxeram grande desenvolvimento para a área, a Epidemiologia ocupa um papel de destaque na integração dos conhecimentos científicos sobre o processo saúde/doença ao campo profissional. (Guilam 2008)
De acordo com Last, a Epidemiologia é frequência, da distribuição e dos determinantes dos estados ou eventos relacionados à Saúde em específicas populações e a aplicação desses estudos no controle dos problemas de saúde, destacamos o determinante como, talvez, um dos mais importantes, já que nele repousa o objetivo principal da Epidemiologia que é a busca da causa e dos fatores que influenciam a ocorrência de eventos relacionados ao processo saúde-doença (Rothman 2005).
Desde a origem dos tempos, o homem tem interesse em compreender aquilo que faz com que algo exista aquilo que determina um acontecimento, a origem e o vínculo que relacionam os fenômenos e fazem com que um, ou vários deles, apareça como condição da existência de Outro; isto é, tem interesse na investigação das causas. Uma causa pode ser entendida como qualquer evento, condição ou característica que desempenhe uma função essencial na ocorrência de uma doença. ( Waldman 2007)
A evolução do conceito de causalidade