Trabalho de ESC
2.0 Princípios
2.1 Princípio Personalista
É o entendimento de que todas as práticas econômicas ou sociais devem levar o ser humano, com sua dignidade, como protagonista e peça central de suas realizações.
Cada ser humano é pessoa, possuí inteligência e livre arbítrio. Devido a isso possui em si próprios direitos e deveres que são inalienáveis, providos de sua própria natureza.
O Estado é posterior ao homem implicando que ao centro está a figura do homem, sendo que todas as medidas têm de ser realizadas em prol desde centro. A partir do respeito de seus direitos e deveres, como no principal o do direito a vida, fundamento de todos as outras liberdades fundamentais do homem.
Tanto o Estado e a sociedade devem buscar o bem comum, podendo contar com atividade de pessoas para a executá-las dessas metas, mas jamais podem dispor da própria pessoa em si e nem da vida do homem, ou seja, jamais a pessoa deverá ser considerada ou tratada como empecilho.
O ser humano já nasce com uma dignidade intrínseca que nunca poderá ser deixada ou menosprezada, pois o ser humano foi criado por Deus à sua semelhança e possui valor espiritual acima de tudo. A vida humana e sua dignidade são ontológicas e inseparáveis, desde o primeiro até o último momento de sua existência.
2.2 Princípio Solidariedade
Princípio fundamental para o destino comum da humanidade, um desenvolvimento solidário da humanidade.
Atualmente há uma