Tipos de linha e suas aplicações
O presente trabalho visa apresentar as Aplicações de linhas em desenhos técnicos, enfatizando os tipos de linhas e suas larguras. Em desenho técnico existe a necessidade de utilizar tipos de linhas diferentes de acordo com o elemento a ser representado. Por exemplo, a aresta de contorno visível de uma peça deve ser representada de forma distinta de uma aresta invisível.
O trabalho esta organizado em três partes, seguido de um anexo. Na primeira parte será abordado o objetivo das variações de linhas, no segundo as condições gerais, já no terceiro, as condições específicas. No anexo há uma pequena representação gráfica de arquitetura.
Pesquisa feita com base no acordo das normas da ABNT - NBR 6492/1994 e NBR 8403/1984, e no livro de Arlindo Silva, Desenho Técnico Moderno.
Aplicação de linhas em desenhos:
Tipos de linhas e Larguras das linhas
1. Objetivo
Esta Norma fixa tipos e o escalonamento de larguras de linhas para uso em desenhos técnicos e documentos semelhantes.
2. Condições gerais
2.1 Larguras das linhas
Corresponde ao escalonamento √2 , conforme os formatos de papel para desenhos técnicos. Isto permite que na redução e reampliação por microfilmagem ou outro processo de reprodução, para formato de papel dentro do escalonamento √2, se obtenham novamente as larguras de linhas originais, desde que executadas com canetas técnicas e instrumentos normalizados.
3. Condições específicas
3.1 Largura de linhas
3.1.1 A relação entre as larguras de linhas largas e estreita não deve ser inferior a 2.
3.1.2 As larguras das linhas devem ser escolhidas, conforme o tipo, dimensão, escala e densidade de linhas no desenho, de acordo com o seguinte escalonamento: 0,13(1); 0,18(1); 0,25; 0,35; 0,50; 0,70; 1,00; 1,40 e 2,00 mm.
3.1.3 Para diferentes vistas de uma peça, desenhadas na mesma escala, as larguras das linhas devem ser conservadas.
3.2 Espaçamento entre linhas
O espaçamento mínimo entre linhas paralelas