LinhasdeProdutosdeSoftware Metodologias
1796 palavras
8 páginas
UFALUNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO
TÓPICOS EM ENGENHARIA DE SOFTWARE
METODOLOGIAS DE LINHAS DE PRODUTO DE SOFTWARE: PLUS E
FRAMEWORK PROPOSTO PELO POHL
Paulo Matsumoto Junior
Rafael de Menezes Torres
Samuel das Chagas Macena
Maceió, 03 de julho de 2013
PLUS
As linhas de produtos de software, ou família de produtos/sistemas é uma das abordagens mais eficazes de reuso de software. As LPS oferecem grandes melhorias no desenvolvimento de sistemas, tais como a redução dos custos, aumento na produtividade, melhoria na qualidade do produto. A partir das LPS, surgiram então métodos que auxiliam na modelagem e na codificação das aplicações.
Um método bem usado, baseado em UML, é conhecido como PLUS (Product Line
UML-Based Software Engineering). O método estende os métodos de modelagem e processos de sistemas individuais para tratar de LPS. O PLUS fornece adições para o processo de modelagem de sistemas únicos, que serão abordados mais adiante.
Para dar suporte ao desenvolvimento de linhas de produto de software, o método pode ser integrado a outros métodos e processos de software tradicionais. Ele é um processo iterativo, orientado a objeto e compatível com o USDP (Unified Software Development Process) e o modelo de desenvolvimento em espiral.
O objetivo do Plus é modelar explicitamente a comunalidade (atributos em comum) e a variabilidade (atributos variáveis) de uma linha de produtos de software.
O método propõe uma análise na comunalidade e na variabilidade de acordo com os requisitos da LPS. Desenvolvendo então o modelo de casos de uso da linha de produto, o modelo de análise, a arquitetura da LPS e os componentes reusáveis. Realizando testes de componentes e das features da aplicação. E armazena os artefatos em um repositório da LPS.
A engenharia de software da aplicação em individual, é composta pelo desenvolvimento da mesma, que é uma parte da Linha de Produto de Software. E a todo tempo os