periodo embrionario
FERTILIZACÃO
É u processo que os gametas masculinos e femininos se fundem, ocorre na região denominada ampola da tuba uterina. Somente 1 por cento dos espermatozoides depositados na vagina entram no colo do útero.
CAPACITAÇÃO
É um período de condicionamento no reprodutor feminino, onde dura aproximadamente 7 horas. Somente os espermatozoide capacitados podem passar através da células da coroa radiada e sofrer a reação.
REAÇÃO ACROSSÔMICA
Durante a qual a acrosina (atividade protésica) e as substancias do tipo tripsina são liberadas para que o espermatozoide deve penetrar a coroa radiada.
FUNÇÃO
Após a adesão as membranas plasmáticas do espermatozoide e do oócito se fundem. A fusão é de fato consumada entre a membrana do ovulo e a membrana que reveste a região posterior da cabeça do espermatozoide.
*As três fases da penetração do ovulo ,na fase 1,os espermatozoides passam através da barreira formada pela coroa radiada, na fase 2, um ou mais espermatozoides penetram na zona pelúcida, na fase 3 , no momento em que penetram na membrana ovulo ,o espermatozoide perde sua membrana plasmática.
REAÇÃO ZONAL E cortical
A membrana do óvulo torna-se impenetrável a outros espermatozoides e a zona pelúcida altera sua estrutura e composição passa a evitar a ligação e a penetração dos espermatozoides. Essas reações evitam a polispermia (penetração de mais de um espermatozoide do no ovulo).
RECOMEÇO DA SEGUNDA DIVISÃO MEIÓTICA
O ovulo termina sua segunda divisão meiótica imediatamente após a penetração do espermatozoide. Uma das células filhas que dificilmente recebe qualquer citoplasma,é conhecida como (segundo corpo polar) ; outra célula filha é o óvulo. Seus cromossomos dispõem-se num núcleo vesicular conhecido como pronúcleo feminino.
ATIVACÃO METABOLICA DO ÓVULO
O fator de ativação é provavelmente transportado pelo espermatozoide. A ativação abrange os eventos celulares e moleculares iniciais associados com o inicio